Durante o tempo que resolvi estudar e praticar técnicas de representação, aprendi muitas coisas. Recorri a livros e a muitos materiais na internet, compartilhados por pessoas com o mesmo intuito que o meu. Seguindo o exemplo, resolvi também ensinar o que aprendi. Aqui nós começamos
oficialmente nossa série: dicas! A ideia é publicar algumas dicas
úteis voltadas para o público mais iniciante, aqueles que desejam
ampliar suas habilidades de representação gráfica na idealização de produtos.
Doodle, Sketch e Drawing
Aprendi muito
pesquisando na internet e em livros, ambos em inglês. Então aqui
vão 3 palavras em inglês que podem confundir um pouco a cabeça de
quem está começando e necessita usar os termos certos em suas pesquisas.
Doodle – podemos
dizer que doodle é uma especie de representação gráfica sem
compromisso, similar as que se fazem durante uma aula chata para se
passar o tempo. Ao pé da letra são rabiscos. São normalmente
aleatórios, incluindo diversos temas. Veja o exemplo:
Sketch – é uma forma
de representação gráfica preparatória para o desenho final. Quando
se faz um sketch visa-se algo posterior, serve como estudo de uma
composição para uma pintura, como ferramenta de desenvolvimento para o conceito de um produto ou como estudo de um tema. É feito de forma
rápida com muitas linhas e sem correção. Vejo o exemplo:
Drawing – é de fato o
desenho, a representação final de algo que foi idealizado no
sketching. Costuma ser mais detalhado em cor, luz, sobra, proporções, peso das linhas. Veja o exemplo:
Em português tudo se
resume a uma única palavra: desenho. Contudo, como pode se ver, as
palavras acima significam diferentes niveis de desenhos, seja na
qualidade ou finalidade. Durante um bom tempo achei que fossem sinônimos, e já os usei de forma errada antes de notar a diferença semântica.
Por que falar sobre esses 3 termos?
Quando eu queria representar algum produto ou objeto, tentava fazê-lo de uma vez só, ia direto para o desenho final(drawing). Com o tempo notei que há um processo que deve ser respeitado, e só o notei porque percebi que há diferentes tipos de níveis de desenhos. Com isso abri mão dos desenhos finais e pratico muito mais meus sketches, soltando os traços e produzindo muito mais ideias em menos tempo e ganhando confiança. Sendo assim, quando for desenhar, siga este processo por exemplo:
Quando eu queria representar algum produto ou objeto, tentava fazê-lo de uma vez só, ia direto para o desenho final(drawing). Com o tempo notei que há um processo que deve ser respeitado, e só o notei porque percebi que há diferentes tipos de níveis de desenhos. Com isso abri mão dos desenhos finais e pratico muito mais meus sketches, soltando os traços e produzindo muito mais ideias em menos tempo e ganhando confiança. Sendo assim, quando for desenhar, siga este processo por exemplo:
- Aqueça primeiro: faça linhas horizontais, verticais, círculos e elipses;
- Faça diversas miniaturas(thumbnails) do que você deseja desenhar para desenvolver algumas ideias;
- Faça sketckes, quantos forem necessários até você achar as linhas ideais;
- Agora sim. Faça o desenho final com linhas limpas e, se puder, com cores e efeitos de luz e sombra.
Futuramente falarei sobre cada parte do processo acima com mais detalhes.
Próxima dica da séria: AQUECIMENTO.
Adorei essas dicas, vou usar isso nos meus proximos desenhos.
ResponderExcluirConfere alguns desenhos meus se tiver um tempo http://mrtyamiro.deviantart.com/
Gostei muito do desenho do pássaro e o formigueiro, deve ter dado muito trabalho. Achei o seu estilo mais artístico. Tenho uns amigos em Manaus que são mais voltados para ilustração, eu já sou mais para desenho de produto. Estou conversando com alguns para participarem do blog com dicas mais para ilustração.
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